quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DOENÇAS NA PELE CAUSADAS PELOS RAIOS SOLARES

No verão, tornam-se mais freqüentes algumas doenças de pele. A exposição excessiva ao sol, a areia, suor mais abundante são alguns dos fatores que aumentam o risco dessas doenças. Dentre as mais comuns, estão as micoses. São causadas por fungos de diversas espécies, causando manifestações na pele das mais diversas.
Neste grupo estão :

A pitiriase versicolor (pano branco), causada por um fungo saprofita (encontrado na própria pele) não havendo contágio, que se caracteriza por manchas:
  • claras;
  • eventualmente, acastanhadas ou avermelhadas;
  • descamativas;
  • em geral não apresentam sintomas;
  • que podem se manifestar com lesão única ou acometer áreas extensas.
      A dermatofitose, tinha ou impinge, que manifesta-se por placas ou lesões anulares com bordas avermelhadas e descamativas e muito pruriginosas que surgem em qualquer parte da pele. São comuns nas dobras (micose da virilha), couro cabeludo, etc. Pode ser adquirida através de:
  • roupas, toalhas e areia contaminadas;
  • contato com animais domésticos (cães e gatos).
    A candidíase, que predomina nas dobras, interdígitos e genitália, formando lesões vermelhas, eventualmente com crostas ou secreção esbranquiçada, e prurido.
    Todas elas devem ser tratadas, podendo ser utilizada medicação tópica ou sistêmica de acordo com o tipo e extensão das lesões com cura em poucas semanas. Algumas medidas importantes na prevenção dessas doenças são:
  • evitar períodos prolongados com roupas úmidas;
  • fazer a higiene adequada e constante das dobras do corpo;
  • não compartilhar roupas e toalhas.
    A larva migrans, conhecida popularmente como bicho geográfico, também surge com freqüência nesta época, já que a transmissão decorre do contato com areia ou terra contaminados por fezes de cão ou gato. Aparecem lesões semelhantes a túneis sob a pele, muito pruriginosas nos pés, mãos, nádegas e dorso. O tratamento é rápido e feito, na maioria dos casos, com cremes ou pomadas.
    Outra doença freqüente nos períodos em que nos expomos mais ao sol é o herpes simples, principalmente o labial. É causada pelo vírus herpes simples tipo 1, adquirido normalmente na infância e adolescência, surgindo em surtos esporádicos durante a vida adulta. Ocorrem vesículas sobre pele avermelhada, normalmente, nos lábios e região perioral, com leve dor ou prurido. Também tem tratamento tópico e oral, com remissão do surto em cinco a 10 dias, em média.
    Além dessas, outras doenças estão vinculadas diretamente à exposição solar. Um exemplo é a fitofotodermatose, doença causada pelo contato da pele com substâncias sensibilizantes encontradas em:
  • algumas frutas (limão);
  • plantas;
  • perfumes e posterior exposição ao sol.
      A doença se inicia com lesões avermelhadas ou bolhosas semelhantes a queimaduras, que tornam-se escuras. Evitar exposição ao sol e tratar adequadamente fazem desaparecer as manchas em períodos que podem chegar a meses.
    Ainda é valido lembrar que a própria queimadura solar, com vermelhidão, bolhas e descamação da pele pode tomar áreas extensas, causando desconforto, ardência, dor e eventualmente feridas na pele que podem exigir maior atenção e tratamento  adequado.
     Estes são alguns exemplos das doenças de pele mais freqüentes nessa estação do ano.  É importante preveni-las através dos cuidados citados para que elas não se prolonguem e tragam transtornos posteriores.

FONTES:
1. Dermatologia- Azulay e Azulay
2. Campanha Nacional contra o Câncer de Pele da SBD
3. INCA
* Dr. Ruy Botelho é dermatologista do Centro Médico Hospital Português

Um comentário:

  1. Estou aqui para testemunhar sobre o que o Dr. James fez por mim. Eu tenho sofrido da doença (VÍRUS GENITAL DE HERPES) nos últimos 4 anos e tinha dores e coceira constantes, especialmente na minha parte privada. Durante o primeiro ano, tive fé em Deus que um dia seria curado. Esta doença começou a circular por todo o meu corpo e tenho vindo a fazer tratamento com o meu médico e nada está a funcionar, há algumas semanas encontrei um testemunho de Mario, na internet testemunhando sobre um fitoterapeuta chamado Dr. James, sobre como ele o curou de 7 anos HSV 2. E ele também deu o endereço de e-mail deste homem ... [drjamesherbalmix@gmail.com] ..., aconselhando qualquer pessoa a entrar em contato ele pedindo ajuda em qualquer tipo de doença que ele pudesse ajudar, então eu mandei um e-mail para ele contando sobre o meu (HSV 2) ele me disse para não me preocupar que eu vou me curar !! Bem, eu nunca duvidei dele. Tenho fé que ele também pode me curar ,, O Dr. James preparou e me enviou Óleo Curativo, Sabão, raízes e ervas que eu tomei. Na primeira semana, comecei a experimentar mudanças em mim, após quatro semanas de uso do seu Roots / Herbs, Oil and Soap, estava totalmente curada. não há mais coceira e dor em mim, como o Dr. James me assegurou. Depois de algum tempo, fui ao médico fazer outro exame. o resultado saiu negativo. Portanto, amigos, meu conselho é se você tem essa doença ou conhece alguém que a sofre ou qualquer outra doença como HPV, HBV, HIV / AIDS, ALS, HBP, CÂNCER, SÍNDROME NEFRÓTICA HIV / AIDS, câncer de herpes, câncer de ovário, câncer de pâncreas , câncer de bexiga, câncer de bexiga, câncer de próstata, Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Autismo, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer, psoríase, Doenças de Tach, Lúpus, Dor nas costas, ementia. Câncer de rim, câncer de pulmão , câncer de pele, câncer de pele e câncer de pele. Câncer testicular, LEUCEMIA, VÍRUS, HEPATITE, INFERTILIDADE MULHERES. , etc. você pode entrar em contato com o Dr. James diretamente em seu .... drjamesherbalmix@gamil.com ... Ele é um bom homem e irá ajudá-lo

    ResponderExcluir